Escola:Municipal Luís Viana Filho.
Rua 05 de maio, Povoado do Angico- Carinhanha-Bahia
Professoras:
Luzia dos Santos Nogueira Souza.
Fone:
99903549
Ano:
2013
Durações: Anual
Série:3º
ano Turno:
Matutino
luzia.dossantosnogueirasouza@facebook.com
|
“Educar é lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas,
aprender o autocontrole, o perdão, a simpatia e o amor; virtudes sem as
quais nem nós nem o mundo podemos sobreviver.”
“Wendell Berry”
Apresentação
Este documento tem como objetivo apresentar a nossa proposta de trabalho
para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nosso intuito é propiciar a
aquisição de conhecimentos que levem à aprendizagem dos alunos no que diz
respeito a construção de uma escola inclusiva, cidadã, solidária e de qualidade
social para as crianças no processo de desenvolvimento cognitivo e psicológico.
Nossa perspectiva é privilegiar a formação de um cidadão crítico,
reflexivo através de atividades diversificadas que estimulem à participação
ativa do educando em todo processo.
Justificativa
Visto que, a educação é um direito de todos e uma das formas de
cidadania e inclusão na sociedade, é que pretendendo desenvolver um trabalho
pautado nos quatro pilares da educação, visando dar condições de aprendizagens
significativas que contribuam para a formação faz-se necessário o envolvimento
participativo da família no desenvolvimento do trabalho da instituição escola
para que contribua de forma produtiva no senso de responsabilidade do educando
em todos os aspectos da vida diária e escolar.
Nesse sentido, elaboramos este documento para a implementação dessa
proposta, baseada em orientações pedagógicas que respeitam as crianças como
sujeitos da aprendizagem.
Objetivo
Geral
Preparar a criança para o Ensino
Fundamental, assegurando um trabalho pedagógico de estudo das diversas
expressões e de todas as áreas do conhecimento necessários à formação humana do
estudante, privilegiando o diálogo como eixo norteador de toda proposta.
Língua Portuguesa
Variedades
de textos:
·
Instrucionais;
·
Informativos;
·
Literários;
·
Humorísticos.
·
Publicitários.
Gramática
·
O alfabeto- ordem alfabética, som e
letra;
·
Vogais e consoantes;
·
Divisão silábica;
·
Maiúsculas e minúsculas (Letras);
·
Encontro consonantal;
·
Substantivo próprio e comum;
·
Dígrafos;
·
Artigo;
·
Adjetivo;
·
Gênero do Substantivo Número do
Substantivo;
·
Grau do Substantivo Sinônimo e
Antônimo;
·
Numeral;
·
Pronome;
·
Verbos.
Ortografia
·
Emprego de c, ç ou s;
·
Emprego do s ou ss;
·
Emprego do ch, nh, e lh;
·
Emprego do s ou z;
·
Emprego do x ou ch;
·
Emprego do r ou rr;
·
Acentuação;
·
Cedilha;
·
M antes de b e p.
·
Produções de texto (oral e escrito)
Matemática
·
Números no dia a dia;
·
Números de 0 a 9;
·
Conjuntos;
·
O número 10 a dezena;
·
Agrupamento (ou dígitos) e
decomposição de um número;
·
Maior que, menor que;
·
Adição (juntar quantidades);
·
Adição (acrescentar quantidades);
·
Subtração (tirar uma quantidade de
outra);
·
Figuras: planas ou não planas;
·
Situações problema com adição;
·
Adição por decomposição;
·
Problemas com subtração;
·
Subtração por decomposição;
·
O número 100 a centena;
·
O nosso dinheiro;
·
O sucessor e antecessor;
·
Medida de tempo em horas;
·
Medida de tempo em dias;
·
Medida de tempo em semanas;
·
Medida de tempo em meses e anos;
·
Número par e ímpar.
Ciências
·
Animais de estimação;
·
O corpo;
·
Higiene e saúde;
·
Alimentação;
·
As refeições do dia a dia;
·
A variedade de alimentos;
·
Órgãos do sentido;
·
Meio ambiente.
Geografia
·
A família;
·
A escola;
·
O lado direito e esquerdo;
·
Nossa identidade;
·
Nossa casa;
·
A passagem do campo;
· Os meios de comunicação;
·
Os meios de transporte e o trânsito;
·
A paisagem da cidade.
História
·
Objetos também contam história;
·
A sua família;
·
Minha casa;
·
Eu na escola;
·
Aprendendo a ser cidadão;
·
Comunidade.
Educação Física
·
Cantigas de roda;
·
Música;
·
A prática de atividades físicas;
·
Esporte para todos;
·
Jogos e brincadeiras.
Educação Artística
·
Colagem;
·
Pintura;
·
Dobraduras;
·
Textura;
·
Dança;
·
Teatro.
Música
·
Apreciação musical;
·
Escuta de obras musicais variadas;
·
Participação em situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais.
Objetivos Específicos
·
.Desenvolver competências de
compreensão de textos variados, modelagem de leitura, com o objetivo de
desenvolver o gosto e o hábito de ler;
·
Ler com clareza, entonação e ritmo;
·
Inferir idéias implícitas em textos
diversos;
·
Decifrar código, símbolo através dos
sons (letras e números);
·
Ordenar palavras, seguindo a
sequência do alfabeto;
·
Identificar os encontros vocálicos
nas palavras;
·
Reconhecer e saber os encontros
consonantais;
·
Distinguir os substantivos próprios e
comuns;
·
Identificar os gêneros dos
substantivos;
·
Reconhecer o número e o grau do substantivo;
·
Reconhecer artigos definidos e
indefinidos;
·
Compreender o que é adjetivo;
·
Identificar e utilizar os numerais;
·
Distinguir os diversos tipos de
pronomes (pessoais e de tratamento);
·
Identificar verbos nas frases e
textos;
·
Escrever grafar corretamente as
palavras em estudo;
·
Expressar oralmente e por escrito sobre
temas vivenciados por eles;
·
Reconhecer números no dia adia;
·
Contar e escrever números no dia a
dia;
·
Construir e compreender os tipos de
conjuntos;
·
Reconhecer os números fazendo a
grupamento de dezenas;
·
Fazer e escrever agrupamento de 10
elementos;
·
Reconhecer e utilizar o algarismo
(dígitos) e decomposição de um número;
·
Identificar o número par e ímpar;
·
Saber e observar que o número é maior
que ou menor que;
·
Relacionar situações de junta com
adição;
·
Construir cálculo da soma de dois ou
mais números;
·
Desenvolver cálculo mental e a
estimativa de resultados;
·
Relacionar situações de tirar,
completar e comparar com a subtração;
·
Resolver situações de adição e da
subtração;
·
Saber e reconhecer figuras planas ou
não planas;
·
Resolver situações de juntar com
adição;
·
Identificar adição por decomposição;
·
Resolver problemas com subtração;
·
Desenvolver a subtração por
decomposição;
·
Reconhecer o número 100 a centena no
nosso dia a dia;
·
Identificar o número antecessor e
sucessor;
·
Reconhecer a medida de tempo em
horas;
·
Distinguir e saber qual a medida de
tempo do dia;
·
Aprender a medida de tempo em semanas;
·
Saber e compreender a medida de tempo
em meses e anos;
·
Identificar as diferentes espécies
dos animais de estimação;
·
Classificar os animais de acordo com
o tipo de alimento que consomem;
·
Reconhecer o seu próprio corpo;
· Conhecer cada parte do corpo;
·
Compreender a infância e perceber
cada fase de mudanças;
·
Reconhecer os cuidados que se deve ter
com a higiene em nosso corpo;
·
Conhecer atitudes para se obter saúde
física, mental e social;
·
Reconhecer a importância de uma boa
alimentação na nossa vida;
·
Identificar as principais fontes e
funções de amido, açúcar, gordura, proteínas, vitaminas e sais minerais em
nossa alimentação;
·
Reconhecer os cuidados que se deve
ter com as refeições do dia a dia;
·
Distinguir a variedade de alimentos;
·
Reconhecer a importância dos órgãos
dos sentidos para a recepção de estímulo no corpo humano;
·
Identificar os elementos que formam
nosso planeta;
·
Reconhecer a relação existente ente
as características dos seres vivos e o seu tipo de ambiente;
·
Descobrir e reconhecer a sua história
de vida;
·
Reconhecer o conceito de documento e
sua importância social;
·
Valorizar a diversidade,étnico-
cultura e o respeito as diferenças entre as famílias do presente e do passado;
·
Investigar a história da própria
família;
·
Desenvolver a auto-estima e sentimentos
e identidade e de amor a família;
·
Avaliar as mudanças e as permanências
ocorridas na vida de uma família;
·
Reconhecer as mudanças pessoais;
·
Compreender que casa é um espaço de proteção e convivência da
família;
·
Conhecer os vários ambientes da casa
e as funções;
·
Entender que para o bem estar da
família todos os moradores devem colaborar com as tarefas de casa;
·
Compreender que existem diferentes
tipos de moradia;
·
Perceber que o tipo de moradias
reflete as condições sociais de seus habitantes;
·
Reconhecer que alguns tipos de
moradia que existiram no passado;
·
Reconhecer que muitas das moradias do
passado existem no presente;
·
Conhecer a evolução das moradias ao
longo do tempo;
·
Reconhecer os espaços e as funções
que caracterizam a identidade escolar;
·
Diferenciar escolas do passado e do
presente;
·
Reconhecer objetos que fazem parte do
cotidiano escolar do presente e do passado;
·
Compreender que é necessário o
estabelecimento de normas de convivência entre as pessoas;
·
Refletir sobre a diversidade ( étnica,
física) presente no universo escolar;
·
Respeitar a escolar como espaço de
produção de conhecimento e convivência;
·
Observar e descrever imagens;
·
Compreender como está organizado o
ensino em nosso país;
·
Desenvolver a noção de que freqüentar
a escola é um direito da criança garantido pela constituição;
·
Entender como entre as relações entre
professores e alunos na escola do passado;
·
Conhecer o papel do professor e do
aluno na escola atual;
·
Compreender o conceito de comunidade;
·
Entender os conceitos de rua, bairro
e endereço;
·
Reconhecer a rua como espaço público;
·
Reconhecer os serviços essenciais que
proporcionam uma boa qualidade de vida;
·
Conhecer as formas de viver e de
morar de alguns povos indígenas;
·
Valorizar as diferenças culturais;
·
Desenvolver a noção de pluralidade
cultural;
·
Identificar os meios de transportes;
·
Reconhecer a importância dos meios de
transportes;
·
Reconhecer que esses meios facilitam
nosso acesso desde a escola a outra nacionalidade;
·
Identificar os meios de comunicação
desde o antigo as mais moderna;
·
Reconhecer as vantagens e os perigos
dos meios de comunicação;
·
Incentivar os alunos a resgatar as
cantigas de roda;
·
Participar de atividades físicas e
esportivas envolvendo o corpo;
·
Desenvolver o gosto pelos os jogos e
brincadeiras;
·
Reconhecer e utilizar os elementos da
linguagem visual representando,dobraduras, modelagem e colagem;
·
Praticar exercitar a dança no
convívio escolar e social.
·
Ouvir, perceber e discriminar eventos
sonoros diversos, fonte sonora e produções musicais;
·
Brincar com a música, imitar,
inventar e se movimentar ouvindo diferentes ritmos.
Metodologias
·
Acolhida;
·
Rodinha;
·
Dinâmicas;
·
Músicas;
·
Aula expositiva;
·
Atividades orais e escritas;
·
Brincadeiras e jogos;
·
Cartazes;
·
Fichas;
·
Pesquisas;
·
Filmes;
·
Recorte e colagem;
·
Desenho livre e dirigido;
·
Exposição de imagens;
·
Conto e reconto de histórias;
·
Atividade prática na hora;
·
Entre outras.
Avaliação
A avaliação das aprendizagem, deve estar sempre relacionada com as
oportunidades oferecidas. É imprescindível a análise da adequada das situações
e atividades propostas, aos conhecimentos prévios dos alunos, tendo em vista as
condições que o aluno tem para enfrentá-las.
Tomando nessa dimensão, a avaliação deve ocorrer sistematicamente durante
todo o processo de ensino-aprendizagem, deve possibilitar os ajustes da tarefa
educativa, o acompanhamento efetivo e a reorganização, se necessário desse
processo de forma qualitativa e quantitativa.
Ações Previstas
·
Diagnóstico da turma;
·
Aulas extra-classes;
·
Culminância do projeto a cada
unidade;
·
Reuniões pedagógicas (planejamento);
·
Curso de formação continuada;
·
Eventos comemorativos da escola;
·
Oficinas temáticas.
Referências
Medeiros, Celme Farias
Aquarela do saber: livro
integrado/Celme Farias Medeiros- São Paulo: Editora do Brasil, 2000.
Mori,Iracema
Viver e aprender matemática, 2ª
série/ Iracema Mori.-14. Ed.reform- São Paulo: Saraiva, 2001.
_( Viver e aprender:2).
Garcia, Maria Mello
Língua portuguesa: livro do
professor /Maria Mello Garcia, Dília Maria
Andrade Glória._São Paulo: Ática, 2004. _( série Brasil).
Girassol saberes e fazeres do campo,
3º ano.-1.ed- São Paulo: FTD, 2012.
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