Pages


Plano Anual

0



Escola:Municipal Luís Viana Filho.

Rua 05 de maio, Povoado do Angico- Carinhanha-Bahia
Professoras: Luzia dos Santos Nogueira Souza.
Fone: 99903549
Ano: 2013                                             Durações: Anual

Série:3º ano                                        Turno: Matutino

luzia.dossantosnogueirasouza@facebook.com




       “Educar é lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, aprender o autocontrole,  o perdão, a simpatia e o amor; virtudes sem as quais nem nós nem o mundo podemos sobreviver.”
                                                                                                                                       Wendell Berry”
Apresentação
       Este documento tem como objetivo apresentar a nossa proposta de trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nosso intuito é propiciar a aquisição de conhecimentos que levem à aprendizagem dos alunos no que diz respeito a construção de uma escola inclusiva, cidadã, solidária e de qualidade social para as crianças no processo de desenvolvimento cognitivo e psicológico.
       Nossa perspectiva é privilegiar a formação de um cidadão crítico, reflexivo através de atividades diversificadas que estimulem à participação ativa do educando em todo processo.
Justificativa
       Visto que, a educação é um direito de todos e uma das formas de cidadania e inclusão na sociedade, é que pretendendo desenvolver um trabalho pautado nos quatro pilares da educação, visando dar condições de aprendizagens significativas que contribuam para a formação faz-se necessário o envolvimento participativo da família no desenvolvimento do trabalho da instituição escola para que contribua de forma produtiva no senso de responsabilidade do educando em todos os aspectos da vida diária e escolar.
       Nesse sentido, elaboramos este documento para a implementação dessa proposta, baseada em orientações pedagógicas que respeitam as crianças como sujeitos da aprendizagem.

Objetivo Geral
       Preparar a criança para o Ensino Fundamental, assegurando um trabalho pedagógico de estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento necessários à formação humana do estudante, privilegiando o diálogo como eixo norteador de toda proposta.
Língua Portuguesa
Variedades de textos:
·         Instrucionais;
·         Informativos;
·         Literários;
·         Humorísticos.
·         Publicitários.
Gramática
·         O alfabeto- ordem alfabética, som e letra;
·         Vogais e consoantes;
·         Divisão silábica;
·         Maiúsculas e minúsculas (Letras);
·         Encontro consonantal;
·         Substantivo próprio e comum;
·         Dígrafos;
·         Artigo;
·         Adjetivo;
·         Gênero do Substantivo Número do Substantivo;
·         Grau do Substantivo Sinônimo e Antônimo;
·         Numeral;
·         Pronome;
·         Verbos.
Ortografia
·         Emprego de c, ç ou s;
·         Emprego do s ou ss;
·         Emprego do ch, nh, e lh;
·         Emprego do s ou z;
·         Emprego do x ou ch;
·         Emprego do r ou rr;
·         Acentuação;
·         Cedilha;
·         M antes de b e p.
·         Produções de texto (oral e escrito)
Matemática


·         Números no dia a dia;
·         Números de 0 a 9;
·         Conjuntos;
·         O número 10 a dezena;
·         Agrupamento (ou dígitos) e decomposição de um número;
·         Maior que, menor que;
·         Adição (juntar quantidades);
·         Adição (acrescentar quantidades);
·         Subtração (tirar uma quantidade de outra);

·         Figuras: planas ou não planas;
·         Situações problema com adição;
·         Adição por decomposição;
·         Problemas com subtração;
·         Subtração por decomposição;
·         O número 100 a centena;
·         O nosso dinheiro;
·         O sucessor e antecessor;
·         Medida de tempo em horas;
·         Medida de tempo em dias;
·         Medida de tempo em semanas;
·         Medida de tempo em meses e anos;
·         Número par e ímpar.
Ciências
·         Animais de estimação;
·         O corpo;
·         Higiene e saúde;
·         Alimentação;
·         As refeições do dia a dia;
·         A variedade de alimentos;
·         Órgãos do sentido;
·         Meio ambiente.
Geografia
·         A família;
·         A escola;
·         O lado direito e esquerdo;
·         Nossa identidade;
·         Nossa casa;
·         A passagem do campo;
·       Os meios de comunicação;
·         Os meios de transporte e o trânsito;
·         A paisagem da cidade.
História
·         Objetos também contam história;
·         A sua família;
·         Minha casa;
·         Eu na escola;

·         Aprendendo a ser cidadão;
·         Comunidade.
Educação Física
·         Cantigas de roda;
·         Música;
·         A prática de atividades físicas;
·         Esporte para todos;
·         Jogos e brincadeiras.
Educação Artística
·         Colagem;
·         Pintura;
·         Dobraduras;
·         Textura;
·         Dança;
·         Teatro.
Música
·         Apreciação musical;
·         Escuta de obras musicais variadas;
·         Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Objetivos Específicos
·         .Desenvolver competências de compreensão de textos variados, modelagem de leitura, com o objetivo de desenvolver o gosto e o hábito de ler;
·         Ler com clareza, entonação e ritmo;
·         Inferir idéias implícitas em textos diversos;
·         Decifrar código, símbolo através dos sons (letras e números);
·         Ordenar palavras, seguindo a sequência do alfabeto;
·         Identificar os encontros vocálicos nas palavras;
·         Reconhecer e saber os encontros consonantais;
·         Distinguir os substantivos próprios e comuns;
·         Identificar os gêneros dos substantivos;
·         Reconhecer o número e o grau do substantivo;
·         Reconhecer artigos definidos e indefinidos;
·         Compreender o que é adjetivo;
·         Identificar e utilizar os numerais;
·         Distinguir os diversos tipos de pronomes (pessoais e de tratamento);
·         Identificar verbos nas frases e textos;
·         Escrever grafar corretamente as palavras em estudo;
·         Expressar oralmente e por escrito sobre temas vivenciados por eles;
·         Reconhecer números no dia adia;
·         Contar e escrever números no dia a dia;
·         Construir e compreender os tipos de conjuntos;
·         Reconhecer os números fazendo a grupamento de dezenas;
·         Fazer e escrever agrupamento de 10 elementos;
·         Reconhecer e utilizar o algarismo (dígitos) e decomposição de um número;
·         Identificar o número par e ímpar;
·         Saber e observar que o número é maior que ou menor que;
·         Relacionar situações de junta com adição;
·         Construir cálculo da soma de dois ou mais números;
·         Desenvolver cálculo mental e a estimativa de resultados;
·         Relacionar situações de tirar, completar e comparar com a subtração;
·         Resolver situações de adição e da subtração;
·         Saber e reconhecer figuras planas ou não planas;
·         Resolver situações de juntar com adição;
·         Identificar adição por decomposição;
·         Resolver problemas com subtração;

·         Desenvolver a subtração por decomposição;
·         Reconhecer o número 100 a centena no nosso dia a dia;
·         Identificar o número antecessor e sucessor;
·         Reconhecer a medida de tempo em horas;
·         Distinguir e saber qual a medida de tempo do dia;
·         Aprender a medida de tempo em semanas;
·         Saber e compreender a medida de tempo em meses e anos;
·         Identificar as diferentes espécies dos animais de estimação;
·         Classificar os animais de acordo com o tipo de alimento que consomem;
·         Reconhecer o seu próprio corpo;
·       Conhecer cada parte do corpo;
·         Compreender a infância e perceber cada fase de mudanças;
·         Reconhecer os cuidados que se deve ter com a higiene em nosso corpo;
·         Conhecer atitudes para se obter saúde física, mental e social;
·         Reconhecer a importância de uma boa alimentação na nossa vida;
·         Identificar as principais fontes e funções de amido, açúcar, gordura, proteínas, vitaminas e sais minerais em nossa alimentação;
·         Reconhecer os cuidados que se deve ter com as refeições do dia a dia;
·         Distinguir a variedade de alimentos;
·         Reconhecer a importância dos órgãos dos sentidos para a recepção de estímulo no corpo humano;
·         Identificar os elementos que formam nosso planeta;
·         Reconhecer a relação existente ente as características dos seres vivos e o seu tipo de ambiente;
·         Descobrir e reconhecer a sua história de vida;
·         Reconhecer o conceito de documento e sua importância social;
·         Valorizar a diversidade,étnico- cultura e o respeito as diferenças entre as famílias do presente e do passado;
·         Investigar a história da própria família;
·         Desenvolver a auto-estima e sentimentos e identidade e de amor a família;
·         Avaliar as mudanças e as permanências ocorridas na vida de uma família;
·         Reconhecer as mudanças pessoais;
·         Compreender que  casa é um espaço de proteção e convivência da família;
·         Conhecer os vários ambientes da casa e as funções;
·         Entender que para o bem estar da família todos os moradores devem colaborar com as tarefas de casa;
·         Compreender que existem diferentes tipos de moradia;
·         Perceber que o tipo de moradias reflete as condições sociais de seus habitantes;
·         Reconhecer que alguns tipos de moradia que existiram no passado;
·         Reconhecer que muitas das moradias do passado existem no presente;
·         Conhecer a evolução das moradias ao longo do tempo;
·         Reconhecer os espaços e as funções que caracterizam  a identidade escolar;
·         Diferenciar escolas do passado e do presente;
·         Reconhecer objetos que fazem parte do cotidiano escolar do presente e do passado;
·         Compreender que é necessário o estabelecimento de normas de convivência entre as pessoas;
·         Refletir sobre a diversidade ( étnica, física) presente no universo escolar;
·         Respeitar a escolar como espaço de produção de conhecimento e convivência;
·         Observar e descrever imagens;
·         Compreender como está organizado o ensino em nosso país;
·         Desenvolver a noção de que freqüentar a escola é um direito da criança garantido pela constituição;
·         Entender como entre as relações entre professores e alunos na escola do passado;
·         Conhecer o papel do professor e do aluno na escola atual;
·         Compreender o conceito de comunidade;
·         Entender os conceitos de rua, bairro e endereço;
·         Reconhecer a rua como espaço público;
·         Reconhecer os serviços essenciais que proporcionam uma boa qualidade de vida;
·         Conhecer as formas de viver e de morar de alguns povos indígenas;
·         Valorizar as diferenças culturais;
·         Desenvolver a noção de pluralidade cultural;
·         Identificar os meios de transportes;
·         Reconhecer a importância dos meios de transportes;
·         Reconhecer que esses meios facilitam nosso acesso desde a escola a outra nacionalidade;
·         Identificar os meios de comunicação desde o antigo as mais moderna;
·         Reconhecer as vantagens e os perigos dos meios de comunicação;
·         Incentivar os alunos a resgatar as cantigas de roda;
·         Participar de atividades físicas e esportivas envolvendo o corpo;
·         Desenvolver o gosto pelos os jogos e brincadeiras;
·         Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem visual representando,dobraduras, modelagem e colagem;
·         Praticar exercitar a dança no convívio escolar e social.
·         Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fonte sonora e produções musicais;
·         Brincar com a música, imitar, inventar e se movimentar ouvindo diferentes ritmos.
Metodologias
·         Acolhida;
·         Rodinha;
·         Dinâmicas;
·         Músicas;
·         Aula expositiva;
·         Atividades orais e escritas;
·         Brincadeiras e jogos;
·         Cartazes;
·         Fichas;
·         Pesquisas;
·         Filmes;
·         Recorte e colagem;
·         Desenho livre e dirigido;
·         Exposição de imagens;
·         Conto e reconto de histórias;
·         Atividade prática na hora;
·         Entre outras.
Avaliação
       A avaliação das aprendizagem, deve estar sempre relacionada com as oportunidades oferecidas. É imprescindível a análise da adequada das situações e atividades propostas, aos conhecimentos prévios dos alunos, tendo em vista as condições que o aluno tem para enfrentá-las.
       Tomando nessa dimensão, a avaliação deve ocorrer sistematicamente durante todo o processo de ensino-aprendizagem, deve possibilitar os ajustes da tarefa educativa, o acompanhamento efetivo e a reorganização, se necessário desse processo de forma qualitativa e quantitativa.
Ações Previstas
·         Diagnóstico da turma;
·         Aulas extra-classes;
·         Culminância do projeto a cada unidade;
·         Reuniões pedagógicas (planejamento);
·         Curso de formação continuada;
·         Eventos comemorativos da escola;
·         Oficinas temáticas.
Referências
Medeiros, Celme Farias
Aquarela do saber: livro integrado/Celme Farias Medeiros- São Paulo: Editora do Brasil, 2000.
Mori,Iracema
Viver e aprender matemática, 2ª série/ Iracema Mori.-14. Ed.reform- São Paulo: Saraiva, 2001.
_( Viver e aprender:2).
Garcia, Maria Mello
Língua portuguesa: livro do professor  /Maria Mello Garcia, Dília Maria Andrade Glória._São Paulo: Ática, 2004. _( série Brasil).
Girassol saberes e fazeres do campo, 3º ano.-1.ed- São Paulo: FTD, 2012.


0 comentários :

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t